A vida profissional é pautada por uma necessidade constante de atualização. No caso da medicina, isso é ainda mais evidente, pois a prática médica está sempre evoluindo com o avanço de pesquisas e de novas tecnologias. Não importa se você acabou de concluir a residência ou se formou há duas décadas, sempre existem novos assuntos para se aperfeiçoar e oferecer o melhor a seus pacientes.
Uma maneira de estar mais próximo das novidades e por dentro do que tem sido falado nos círculos médicos é se afiliar a entidades de classe. Aqui no In.Sight Instituto a gente sempre aconselha nossos alunos a se associarem ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Fundado há mais de 80 anos, o CBO funciona como uma associação científica e cultural e é a principal entidade representativa da especialidade no Brasil.
Com foco na promoção da saúde visual e ocular da população, o CBO desenvolve várias ações em defesa do aprimoramento técnico-científico e ético dos médicos oftalmologistas. Ao nos associar, podemos baixar e imprimir uma série de materiais de consulta – como Código de Ética Médica, Guia de Saúde Suplementar, Guia do Associado, Guia Jurídico – além de arquivos de estudos e kits de educação, que incluem vídeos e peças informativas para falar sobre saúde ocular com nossos pacientes. Esses materiais podem ser divulgados em redes sociais e também nos consultórios.
Como associado, a gente também tem acesso a notícias e uma programação científica de alto nível, com participação em webinars, lives, simpósios, além de descontos em inscrições para congressos e acesso a material exclusivo, como a plataforma da American Academy of Ophthalmology, o ONE Network e a Série Oftalmologia Brasileira totalmente digital.
Outra grande vantagem é assessoria jurídica de excelência em saúde complementar e SUS. O Departamento jurídico do CBO tem abrangência nacional e está disponível para orientar todos os associados, sempre que precisarem.
Esta semana está acontecendo o 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia e, mais uma vez, nossa equipe está presente. Depois de dois anos de pandemia, as expectativas são muito positivas quanto à troca rica de informações. Mas isso rende outra conversa. A gente promete voltar aqui para contar pra vocês como foi.
Um abraço,
Dra. Ana Carolina Vieira e Dra. Tatiana Prazeres, fundadoras do In.Sight Instituto.