Aqueles óculos novos, o check up oftalmológico, a cirurgia de catarata, a correção palpebral, e até mesmo a cirurgia refrativa tão sonhada…só DEPOIS do carnaval!
Adiar os compromissos nos primeiros 60 dias do ano, se tornou uma questão cultural no Brasil, e na saúde, não é diferente. Rotinas de trabalho e diversas obrigações, quando não consideradas urgentes, são colocadas de lado neste período.
As causas são diversas: a vida social torna-se mais atribulada durante este período, programação de viagens, atividades com as crianças que estão de férias, ou até mesmo a justificativa de um “cansaço” pós final de ano. Ou seja, motivos não faltam para que tantas pessoas compartilhem o mesmo sentimento que o ano, de fato, só começa depois do Carnaval.
Bem, sendo otimista e vendo o lado bom das coisas, para classe médica, este pode ser um excelente período para organização. O fato do movimento ser mais baixo, permite muitas vezes, planejar férias dos colaboradores, revisar algumas rotinas internas da clínica, reformular termos, documentos, reformas, e assim, quando estamos no verdadeiro inicio do ano, estamos com tudo pronto!
Esse período considerado “morto”, é fantástico para planejar! Ou seja, algo que na rotina corrida, muitas vezes, deixamos de lado e somos “levados” pelos acontecimentos. O hábito de organizar o ano é saudável e pode render bons frutos.
Já pensou sobre o que deseja aprender de novo este próximo ano, como implementar os conhecimentos à sua rotina agregando para você e para os pacientes? Sobre os seus cuidados com saúde e alimentação? E, por fim, onde quer chegar com seus novos objetivos?
Bem, agora que o ano oficialmente já começou, conta para gente: quais são seus planos para 2023? Que tal começar uma lista com novas metas?
Dra. Tatiana Prazeres, fundadora do In.Sight Instituto.